Boas vindas à todos!

Esta é a iniciativa de três professores de Psicologia (e cinéfilos), que passavam horas no whatsapp comentando inúmeros filmes, indicando novas (ou velhas) obras cinematográficas. Buscamos com este blog compartilhar com todos os interessados nossas indicações e opiniões, claro que bastante recheadas de visões psicológicas!


Caso se interesse pelo filme que indicamos, recomendamos que você assista o filme e retorne ao nosso texto, se possível comentando, concordando ou não com nossas opiniões, e claro dando as suas próprias!


Você é bem-vindo a participar com a gente!

domingo, 22 de março de 2015

Vida e Obra: A sublimação do amor em "O Jogo de Imitação"


Um dos indicados ao Oscar 2015 é "O Jogo de imitação", filme de Morten Tyldum que relata o papel representado na Segunda Guerra Mundial por Alan Turing (representado por Benedict Cumberbatch), que pode ser considerado o pai do computador moderno. Turing é um gênio hoje um pouco esquecido, mas cujos feitos mudaram a cara de nosso século. No filme, Turing participa de um grupo de descriptócrafos, que tentavam quebrar o Enigma, código de criptografia (mensagens que só podem ser lidas por aqueles que possuem uma senha que permite decodificar o texto) utilizado na guerra pela Alemanha nazista, para coordenar todos os ataques aos Aliados (Inglaterra, França, União Soviética, entre outros). Esse código era considerado inquebrável, mas Turing teve a ideia de construir uma máquina que era capaz de superar a criptografia alemã. 

O filme mostra Turing como um gênio com extrema dificuldade de lidar com os outros, com dificuldade de entender ironias e sarcasmo (alguém lembrou aí de Sheldon Cooper?). Entretanto, havia um detalhe que poderia colocar o trabalho de Turing em risco: ele era homossexual. Claro que hoje ainda há homofobia, mas na Inglaterra, práticas homossexuais consistiam em crime de indecência, punível pela lei. Tanto que, com 41 anos, suicidou-se, muito provavelmente devido ao sofrimento causado pela sua condenação, quatro anos antes. Para não ser preso, Turing submeteu-se à castração química: dosagem de grandes doses hormonais que reduzem o desejo sexual (cabe ressaltar que hoje em dia, em alguns países, a castração química ainda é utilizada para tratamento de pedófilos). É um tratamento que causa uma série de efeitos colaterais, e que atrapalhava o trabalho de Turing.



Entretanto, o que gostaria de abordar sobre o filme é uma interessante associação feita pelo diretor, e que, pelo que li, por biógrafos, entre a obra de Turing e sua relação com Christopher Morcom durante a escola (mais ou menos o que hoje em dia é o ensino médio). Mas antes, precisamos compreender um pouco sobre o conceito de sublimação de Freud.

Para Freud, os pensamentos inconscientes (principalmente os desejos e fantasias originados na infância), podem se manifestar na consciência através de processos defensivos que criam formas substitutas, simbólicas. Em caso de patologias, como nas neuroses, o recalque é a defesa que atua na manutenção desse conteúdo no inconsciente, que acabam passando pelos chamados "processos primários", que criam as formações sintomáticas. O caso de Anna O., por exemplo, cujo sintoma de hidrofobia (ela não conseguia beber água) era um símbolo da lembrança (tornada inconsciente) de ter visto o cachorro beber em uma xícara da família. Por outro lado, há formas saudáveis de transformação do conteúdo inconsciente. Uma delas é a sublimação. Nesse caso, a meta sexual do desejo é eliminada, e a energia da lembrança ou fantasia é empregada em uma ação que a representa simbolicamente. O desejo infantil de brincar com as fezes (e que é muito reprimido na fase que a criança aprende a usar o penico), pode ser a base na qual um escultor desenvolve simbolicamente sua arte. Assim, em vezes de mexer com fezes, ele transfere seus impulsos ao barro.

Alan Turing em 1951.
Mas o que isso tem a ver com Turing? Durante o filme, o diretor mescla cenas da amizade entre ele e Christopher. Foi esse quem apresentou a Turing um livro de criptografia, e ambos passaram a trocar mensagens que só eles poderiam decodificar. Entretanto, durante às férias, Christopher morre por consequência de tuberculose bovina. No filme, se tem a impressão de que o amigo havia ocultado de Turing a doença, mas há sites que desmentem o fato, colocando que ele havia sido avisado pela escola de que logo ele poderia perder seu amigo. De uma forma ou outra, podemos dizer que a morte de seu primeiro amor (Turing iria revelar seu sentimento ao amigo antes das férias, mas ele já havia ido embora) foi traumático para ele.

O interessante é perceber que, anos depois, Christopher seria o nome da máquina de Turing, aquela que decifrou o Enigma. é como se, na tentativa de manter vivo seu amor, ele tentasse recriá-lo, criando uma inteligência artificial que tinha o mesmo interesse que os amigos tinham em comum: enigmas. Assim, é como se todo o sentimento amoroso fosse elaborado na atividade científica de Turing, na tentativa, simbólica, de ressuscitar mecanicamente o amor de sua vida.


Turing (à esquerda) e Christopher (à direita)
Mas será isso saudável? Não poderíamos dizer que o melhor seria elaborar o luto, e assim poder abrir-se a novas relações, a novos amores? Claro que sim. Entretanto, a linha entre o normal e o patológico é tão frágil, principalmente quando se fala em grandes gênios. Há relatos de muitas mentes brilhantes com grandes sintomas e patologias, comportamentos inadaptados socialmente. Mas é no meio de tanta confusão emocional que nascem suas grandes ideias, e que mudam o mundo. Assim, na minha opinião, a sintomas que podem até destruir a vida pessoal, mas que criam uma vida coletiva, que se abrem a um novo mundo. Porque então não reconhecer que esse luto patológico, como o que viveu Turing, algo de positivo, que extrapola os limites da vida individual, suas dores e angústias, para tornar-se algo maior?

Por isso falo em Sublimação do amor. Creio que a visão do diretor é ver a estreita relação entre amor e razão, de mostrar que é no interior das loucuras afetivas de nosso coração que podem surgir as maiores ideias do pensamento humano.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário