Boas vindas à todos!

Esta é a iniciativa de três professores de Psicologia (e cinéfilos), que passavam horas no whatsapp comentando inúmeros filmes, indicando novas (ou velhas) obras cinematográficas. Buscamos com este blog compartilhar com todos os interessados nossas indicações e opiniões, claro que bastante recheadas de visões psicológicas!


Caso se interesse pelo filme que indicamos, recomendamos que você assista o filme e retorne ao nosso texto, se possível comentando, concordando ou não com nossas opiniões, e claro dando as suas próprias!


Você é bem-vindo a participar com a gente!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

120 anos de Cinema

Em 2015 faz 120 anos que os irmãos Lumière inventaram o cinema, na França, em 1895. Mas não é do século XIX que o homem cria visualmente histórias,  de modo a contá-las e, assim, reinventar o mundo em que vive. Há sete mil anos atrás, os chineses já contavam histórias utilizando-se de sombras projetadas por marionetes.
Mas foi no século XIX que diversos pesquisadores criaram as bases teóricas para o que seria hoje o cinema, e ela está no estudo da percepção. O fenômeno que interessava estes pesquisadores era a persistência retiniana. Tentava-se entender como que a retina, que grava como que "fotografias" do mundo exterior, conseguia perceber o movimento. A ideia é a seguinte. Quando você percebe algo, a imagens fica na retina por algumas frações de segundo. Para que haja percepção de movimento, é necessário que o olho consiga captar a sequência de imagens de cada momento da percepção por um determinado tempo, assim ele perceberia não uma sequência de imagens, mas teria uma sensação de movimento. Foi Plateau quem descobriu que uma projeção de 16 imagens por segundo ou mais dão ao olho a impressão de movimento. Ele mostra o fenômeno através do Fenacistoscópio:



Posteriormente, a Gestalt demonstra que esse trabalho de associação de uma figura na outra não é produzido no olho, mas pelo cérebro.

Reunaud cria na mesma época o Praxinoscópio, equipamento com espelhos que, ao girar, unia as imagens de forma harmoniosa e produzia a ilusão de movimento.


Thomas A. Edison, inventor da lâmpada, entre outros muitos trabalhos, também criou o Cinetoscópio, uma máquina que apresentava pequenos filmes através do mesmo princípio, e tinha a limitação de que o filme só podia ser visto por uma pessoa por vez.


Nessa página da Wikipedia, vocês conseguem ver alguns desses primeiro filmes exibidos. eles eram produzidos no Estúdio Black Maria. O cinematógrafo dos irmãos Lumière foram um aperfeiçoamento da máquina de Edison. 


O cinematógrafo é o pai das câmeras de vídeo. Ela funciona como uma máquina fotográfica (daquelas de filme, e não das digitais), que expunha periodicamente uma sequência do filme, como se tirasse fotografias em sequência. Esse foi o primeiro "documentário" produzido por Louis Lumière, chamado de "Sortie de L’usine Lumière à Lyon" (Saída da fábrica Lumière em Lyon):


Quem assistiu ao filme "A invenção de Hugo Cabret" (Scorcese, 2011), conhece um pouco da história de Georges Meliès, praticamente o primeiro a utilizar o cinematógrafo para criar histórias, utilizando-se de inúmeros efeitos especiais. Abaixo, assistam a um dos seus mais famosos filmes, "La voyage dans la lune" (A viagem à lua). Na época não haver tecnologia suficiente para criar filmes coloridos, e a equipe de Meliès pintava os filmes quadro a quadro, à mão.



Assim, surge a sétima arte. E sabem porque o cinema é a sétima arte? Em 1923, foi publicado um trabalho de Ricciotto Canudo chamado "Manifesto das sete artes", no qual ele enumera as artes:

1a arte: Música (descobrimos primeiro o som)
2a arte: Dança (depois o movimento)
3a arte: Artes Plásticas (que aparecem já nas pinturas rupestres)
4a arte: Escultura (volume)
5a arte: Artes Cênicas (representação)
6a arte: Literatura (linguagem)
7a arte: Cinema (integra todas as outras, inclusive a 8a forma)

Atualmente, mitos consideram uma continuidade nessa enumeração, mas ela não é aceita por todos:

8a arte: Fotografia (imagem)
9a arte: história em quadrinhos
10a arte: Videogames
11a arte: Arte digital

O cinema, mais que contar histórias, ele tem a capacidade de nos fazer imergir em uma série de significados, pelos mais diversos meios: um cenário, uma fala, uma tomada de câmera. Assim, ao se ver um filme, é importante se prestar atenção nos mais diversos detalhes, pois, assim como na vida, muitas vezes o mais importante está nas entrelinhas.

A Psicologia, como uma das ciências que estuda o homem, deve manter um contato íntimo com todas as formas de Arte, e atualmente o cinema, tanto pelo fácil acesso quanto pela quantidade de produções, possibilitou uma diálogo muito rico com ela.

Assim, como uma forma de homenagear essa que tanto nos dá a pensar, além de toda essa história vamos encerrar mostrando uma coletânia das mais importantes imagens da história do cinema.



Fontes: Infoescola
             Portal Educação



Nenhum comentário:

Postar um comentário