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Esta é a iniciativa de três professores de Psicologia (e cinéfilos), que passavam horas no whatsapp comentando inúmeros filmes, indicando novas (ou velhas) obras cinematográficas. Buscamos com este blog compartilhar com todos os interessados nossas indicações e opiniões, claro que bastante recheadas de visões psicológicas!


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segunda-feira, 3 de julho de 2017

Desenvolvimento Sexual e Caráter: Melvin Udall, de "Melhor Impossível"


Pessoal, estou postando aqui para vocês o ótimo trabalho de análise realizado pelos alunos do 3ºA do ano de 2017, do Centro Universitário UNIFAFIBE, que se apoiaram na teoria da sexualidade de Freud para analisar o comportamento de Melvin Udall, personagem interpretado por Jack Nicholson em "Melhor Impossível".

Alunos: Alberto Mustafa Nogueira, Débora Sola Pires



1.INTRODUÇÃO

             O objetivo principal deste estudo é analisar o personagem interpretado por Jack Nicholson, Melvin Udall, na comédia romântica “Melhor Impossível” (1997), onde através do que Freud chamava de pontos de fixação, que nada mais é do que momentos evolutivos impressos no psiquismo (ZIMERMAN, 1999), buscaremos identificar comportamentos atribuídos a determinada fase do desenvolvimento libidinal.
             Segundo a teoria desenvolvida pelo psicanalista alemão, o desenvolvimento libidinal pode ser dividido em 5 fases, sendo estas: fase oral, anal, fálica, período de latência e por fim fase genital, correspondente a puberdade e fase adulta. Estas fases ganham forma de expressão de acordo com formas de gratificação e as áreas físicas envolvidas no processo de gratificação (FADIMAN & FRAGER, 1986).
              Udall diagnosticado com transtorno obsessivo compulsivo, é uma pessoa solitária, rude, sarcástico e racista, que vive escravizado por suas manias, e se nega a tomar medicamentos e fazer terapia para combater o mal que o excluí de uma convivência social sadia.

2.OBJETIVOS

  • Entendimento das fases psicossexuais do desenvolvimento segundo a teoria de Freud.
  • Identificar a presença de alguma destas fases no personagem Melvin Udall.
  • Descrever e discutir as características da fase escolhida com os comportamentos do personagem.


3. A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO LIBIDINAL E A FORMAÇÃO DO CARÁTER

             Segundo as teorias desenvolvidas por Freud, a estimulação de qualquer região corporal traz prazer sexual. A estimulação de regiões ditas sensíveis, como mucosas da pele e extremidades de orifícios, são regiões propícias para as ditas manifestações de pulsão sexual.
             A energia psíquica envolvida nessa sexualidade e suas respectivas fases, dá origem ao Desenvolvimento Libidinal. Os acontecimentos que marcam essas fases do desenvolvimento através do desejo ou frustração, criam fixações (pontos de fixação) com relação as mesmas, que se manifestam na forma como o sujeito se relaciona com o mundo e estão intimamente ligados a formação do caráter.
             Quando falamos em Fases do Desenvolvimento, estamos ligando esses ditos pontos de fixação a zonas erógenas que delimitam essas respectivas fases.
             Segundo Zimerman (1999), esses “períodos” ou ditas fases, não são totalmente delimitadas, mas se interpõem e interagem entre si, nem sempre de forma linear.
             A primeira fase, dita oral, tem relação com a estimulação da mucosa oral do bebê durante a amamentação. Segundo Reis et al (1984), em primeiro momento, a sucção torna-se elemento primordial na satisfação dos impulsos sexuais orais e a mãe respectivamente é vista como detentora do objeto de desejo do bebê. Caracteriza-se assim o estágio oral precoce auto erótico.
             Posteriormente, o surgimento dos dentes coincide com o segundo estágio desta fase, onde o modo de satisfação está na “devoração”, na mordida no seio da mãe, é a fase oral-canibálica.
             Assim como a boca expressa sua importância no delineamento da primeira fase, o ânus, através da promoção de movimentos dos esfíncteres e controle de dos movimentos de evacuação relaciona as descobertas da criança que passa a descobrir seu controle sobre as fezes e movimentos mictórios. Caracteriza-se assim, entre o segundo e terceiro ano a fase anal. Nesta fase Abraham se fez de extrema importância ao classifica-la em duas sub etapas: fase anal expulsiva e fase anal retentiva (ZIMERMAN, 1999).
             Na primeira a criança busca o prazer pela expulsão das fezes e na segunda pela retenção. Vários autores relacionam esta fase ao prazer auto erótico de satisfação no prazer de expulsão, sádico anal, e respectivamente a retenção como ato auto erótico masoquista. Surgem os primeiros sinais na criança de sentimentos sádicos e masoquistas como expressão de noções de poder.
             Superadas as expectativas com relação as fezes, por volta do final do segundo ano de vida, a criança atenta sua percepção para os órgãos genitais, propriamente ditos, a descoberta dos mesmos, atribuindo-lhes importância e observação em primazia. Falamos aqui da fase fálica, relacionando ao falo, órgão genital.
             Zimerman (1999) cita que esta fase na literatura psicanalítica também é conhecida como “fase edípica”. Nessa fase a mãe passa a ser objeto de desejo tanto para o menino quanto para a menina, sendo que essa última opta pela renúncia da figura materna por uma do sexo oposto, o pai (REIS et al, 1984).
             O abrandamento da curiosidade sexual, que é colocada em segundo plano e declínio do complexo de Édipo, coincidem com o aparecimento do Superego. Damos início a quarta fase, período de latência.
             Merleau-Ponty (1990) cita Abraham que acreditava que até o período fálico houve uma maturação sexual sem maturação psicológica propriamente dita. É logo após o período de latência que se inicia essa escalada psicológica, onde as pulsões parciais passam a ser pulsões sexuais propriamente ditas, obtendo prazer através dos genitais. Agora o objeto de desejo passa a ser o outro.

4. O CARÁTER ANAL

             É através do controle dos esfíncteres entre o segundo e quarto ano de vida que identificamos o caráter anal. O mesmo implica no prazer que a criança experimenta na evacuação intestinal e manipulação das fezes (REIS et al.,1984).
             Segundo Merlau-Ponty (1990) quatro traços podem ser distinguidos segundo estudos de Freud e Abraham: “ 1) vontade de poder, sentimento de unicidade; 2) tendência em só agir no último momento, a deferir ação; 3) interesse por dinheiro, certas formas de avareza; 4) gosto meticuloso por limpeza e ordem, pureza e gostos mais aparentes que reais”.
             A fase anal também se caracteriza por estar subdividida em duas etapas: a fase anal expulsiva e a fase anal retentiva. Ambas subfases são ambivalentes com relação ao sentimento intenso e simultâneo de amor e ódio pelo objeto. A fase anal sádica expulsiva tem como formação reativa o nojo, enquanto a retentiva a compaixão.
             As patologias relacionadas a forte fixação nessa fase são: melancolia, paranóia e TOC. Outro fator comum a fase segundo Reis et al. (1984) é a tendência procrastinatória, uma vez que a criança sente demasiado prazer em reter as fezes para posterior liberação e aumento do prazer.

5. RESUMO DO FILME


             Melhor Impossível (EUA, 1997) é uma comédia romântica com tons dramáticos, produzida por Laura Ziskin ( O Espetacular Homem-Aranha, 2012), com roteiro de Mark Andrus e do próprio James L. Brooks, que também assina a direção do filme.
             Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor de romances de sucesso residente em Nova Iorque, mora sozinho e sofre de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) do qual rejeita tratamento, ignorando as sessões com seu psiquiatra.
             Udall come todos os dias em um restaurante que tem como garçonete Carol Conelly (Helen Hunt), única funcionária do local que não se nega a atender o cliente com costumes estranhos, senta sempre a mesma mesa e como com talheres de plástico que trás de casa.
             Um dia, o vizinho de Melvin, o artista plástico homossexual Simon Bishop (Greg Kinnear), é internado em um hospital por causa de um assalto em sua casa. Apesar de Melvin odiar cachorro, é obrigado a cuidar do animalzinho do vizinho, e acaba por criar um laço de amizade com o cão.
             Ao mesmo tempo seu relacionamento com a garçonete parece sair do trivial quando o mesmo resolve ajudar Carol bancando o tratamento do filho da garçonete.
             Quando Simon retorna do hospital a vida do três se mistura de forma surpreendente e cômica, presenteando o público com um belo filme e um final surpreendente.
             Os dois protagonistas receberam o Oscar de melhor ator e atriz, além do filme ter recebido grande aclamação da crítica na época.

6. DISCUSSÃO

             Melvin Udall se encontra no caráter anal do processo libidinal, oscilando entre as duas subfases, hora anal sádica retentiva, que o caracteriza através do transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e hora pela expulsiva através das manias de limpeza, horas confundidas com expressões de ordem e colecionismo, apego a minúcia (REIS et al.,1984) e gostos mais aparentes do que reais, e reações agressivas, com explosões de momentos de raiva.
             Melvin tem sua vida acorrentada as obsessões compulsivas em maioria de suas ações. Para caminhar na rua, o mesmo só anda pisando fora das delimitações, rejuntes, frestas, divisão de ladrilhos, pisos, rachaduras, resumindo, só pisa em áreas de piso sem nenhum tipo de divisão, confirmando o gosto pela simetria (MERLEAU-PONTY, 1990). Outra cena que exemplifica a simetria, quando vai lavar as mãos e abre o armário de seu banheiro, o mesmo está cheio de sabonetes organizados por embalagem e simetricamente alinhados.
               Fator importante com relação a “mania do caminhar simétrico”, Melvin também não gosta de ser tocado, ou seja, quando “caminha” pela rua, aos saltos e se esquivando de pessoas causa certa comicidade a cena.
             As obsessões compulsivas não param por aí. Udall quando tranca sua porta executa o ato de destravar e travar a porta por cinco vezes. O mesmo para interruptores, acende e apaga por cinco vezes. A expulsão e retenção em foco.
             Geralmente anda de luvas em couro marrom, e mesmo assim quando chega em casa joga o par de luvas fora e lava as mãos em água quente, com um detalhe, ensaboa a mão duas vezes, só que a cada ensaboada um novo sabonete vai a uso e logo em seguida é desprezado no lixo, assim como a criança que quer se ver livre de suas fezes, o nojo, o asco, a descontaminação, obsessão por limpeza.
             A própria resistência como a que desenvolve pelo tratamento antes de se apaixonar pela garçonete, não frequentando as sessões de terapia e sem administração de medicamento só vem comprovar a próxima característica. Manter o controle de si mesmo é uma característica nata do sujeito anal (MERLEAU-PONTY, 1990). Tal comportamento resistente pode levar a outra característica importante, a procrastinação, a abreviação das coisas, o deixar para depois (REIS et tal.1984).
             Ante da viagem que faria com Simon e Carol, mais uma vez Melvin expressa a compulsividade e gosto pela simetria e controle da situação ao arrumar suas malas. Toda sua bagagem simetricamente organizada em cima de sua cama para conferência. Programou também toda trilha sonora da viagem, com cds para momentos diversos, alegria, tristeza, quebrar o gelo.
             Por fim, Melvin as vezes manifesta um comportamento agressivo resultante das frustrações com relação ao fracasso de seus hábitos meticulosos, ou em outras ocasiões, o próprio sarcasmo, repulsa com relação a outras pessoas, advém da necessidade de manter o aspecto de paridade com o próximo, se possível ser superior ao mesmo (REIS et tal.1984)



7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

             O entendimento do desenvolvimento libidinal e formação do caráter segundo a teoria de Freud é uma tarefa bem minuciosa. Escolher um personagem de filme, série ou livro e buscar evidências das fases, descrevê-las e relacioná-las com partes dos mesmos é também uma tarefa que requer atenção, cuidado e igual minuciosidade, uma vez que os meandros teóricos psicanalíticos freudianos aceitam facilmente equívocos na construção textual.
             A maior dificuldade encontrada no trabalho ficou por conta da escolha do filme, do personagem a ser analisado. Tal escolha levou a um certo atraso no cronograma, uma vez que tínhamos uma gama muito grande de material como opção.
             Outra não dificuldade, mas grande demanda de atenção foi a relação das cenas com as características da fase escolhida. Em algum momento houve uma certa confusão entre mesmas, mas foram todas sanadas com a ajuda do professor.

             Por fim, um ótimo trabalho para fixar o conteúdo passado e assimilar o mesmo a casos relacionados a rotina de pessoas “normais”.

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