O texto a seguir é a publicação do trabalho melhor pontuado realizado por um grupo de alunos que cursam o terceiro ano de Psicologia no Centro Universitário UNIFAFIBE. A proposta apresentada a eles era fazer uma análise que relacionava o desenvolvimento psicossexual, tal como proposto por Freud e complementado por Abraham, com determinados traços de caráter, em um determinado personagem fictício. Acompanhem a ótima análise feita de Homer Simpsons, em seu mundo recheado de Duffs e Donuts!
DESENVOLVIMENTO
PSICOSSEXUAL E FORMAÇÃO DE CARÁTER
Autores: Ana Carolina Vicente, Andrea Schenten, Bruna Oliveira, Hypia Sanches, Janaína Matos
Nascimento, Jéssica Bruna
Baptista, Jonas Nobre
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem
por objetivo discutir a teoria do desenvolvimento psicossexual proposta por
Freud, e analisar as possíveis influências de eventuais fixações de energia
libidinal em alguma das fases descritas – fase oral, fase anal e fase fálica –
na formação da personalidade de um indivíduo, a partir de exemplo fictício.O material analisado será
“Os Simpsons”, uma série televisiva animada criada por Matt Groening, nos Estados Unidos. Em específico,
serão analisadas as características do personagem Homer Simpson e que fixações
ele apresenta, de acordo com a teoria apresentada por Freud.
- OBJETIVOS
- Compreender a divisão das fases e
suas possíveis fixações;
- Analisar a consequência dos
eventos dessas fases que implicam no restante da vida do indivíduo;
- Associar uma das fases com um
exemplo fictício.
- A
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO LIBIDINAL E A FORMAÇÃO DE CARÁTER
A
teoria do desenvolvimento libidinal de Freud prescreve que determinadas
características de personalidade dos indivíduos dependem dos seus objetos de
amor e/ou sexuais. Impõe-se assim, a necessidade de se entender o processo de
desenvolvimento psicossexual para compreender a formação do caráter.
Freud
traz o conceito de libido como sendo uma energia psicossexual presente em todo
ser humano desde o nascimento, e o direcionamento dessa libido é o que
explicaria os fenômenos psicossexuais. A pulsão é o impulso que busca por
satisfações por meio de estimulação das zonas erógenas, que são partes do corpo
que causam excitação sexual, e a pulsão é responsável por direcionar essa
libido para algo ou alguém.
Para
Freud, o desenvolvimento da sexualidade passa pelas seguintes fases: oral, anal e
fálica, visando o amadurecimento sexual. Caso haja alguma fixação nessas fases,
o indivíduo desenvolverá traços de personalidade próprios de cada fase.
Na fase
oral, o bebê busca prazer através da estimulação da cavidade bucal em conjunto
com a língua e com as regiões circunvizinhas. O principal objeto de satisfação
de prazer nessa fase é o seio materno, pois essa estimulação acontece por meio
da amamentação.
Durante
a fase anal, o prazer infantil é experimentado na evacuação. É nessa fase que a
criança aprende a controlar os esfíncteres e essa atividade de manipulação
fecal é prazerosa, pois ela sente que tem domínio sobre o próprio corpo. Além
disso, quando a criança está desenvolvendo a habilidade de controle das
necessidades fisiológicas, ela recebe uma atenção especial dos pais e/ou
cuidadores.
Na fase
fálica, as crianças passam a ter consciência das diferenças sexuais. O
principal objeto de busca de prazer são os genitais (pênis e clitóris) e é
nessa fase que se iniciam as primeiras atividades masturbatórias.
3.1 O
CARÁTER ORAL
A fase oral é marcada por
duas atividades principais: succionar e morder. Na primeira, o sujeito tem o
desejo de incorporar o objeto que lhe causa o prazer oral, no caso o seio. Mais
tarde, com o aparecimento dos dentes, o prazer de succionar o seio é
substituído pelo prazer da mordida. Dessa forma, o sujeito tende a triturar o
objeto de prazer através da mordida para depois incorporá-lo.
Pode-se dividir em dois tipos
à fase oral:
a)
Fase
oral receptiva: ligada a atividade de sucção. A relação do bebê com o seio
nessa fase é de passividade, sendo então caracterizada por um desejo violento e
imediato, pois sem a mãe a criança se sente impotente. Em contrapartida, quando
há a obtenção do seu objeto de prazer oral há também o sentimento de
onipotência por ter atingido a satisfação do seu desejo. Se nessa fase a
criança não tiver nenhum tipo de privação, o indivíduo terá caráter otimista e
generoso, pois é como se o seio da mãe estivesse sempre farto de leite e terá
uma obtenção de prazer muito grande. Em contrapartida, se houver frustrações, o
indivíduo terá no seu caráter traços de pessimismo, ressentimento e de
isolamento, pois há a sensação de que seus desejos não foram satisfeitos.
b)
Fase
oral-sádica: ligada a atividade de morder. Nessa fase, o bebê usa a mordida
como forma de incorporação do seio da mãe, querendo-o para si. O caráter do
indivíduo fixado nessa fase é de busca por cuidado, mas ele acredita que só
conseguirá isso caso prejudique alguém. Além de estar sempre insatisfeito com
as coisas que possui, o indivíduo tende à atitudes destrutivas e de ódio, pois
ele tem a sensação de que precisa se vingar das frustrações que o seio materno
lhe proporcionou durante a infância.
- RESUMO
DA SÉRIE DE ANIMAÇÃO
The Simpsons (Os Simpsons) é uma série de desenho animado,
criada pelo americano Matt Groening. Segundo o site Wikipédia, a série surgiu inicialmente como um curta em 1987, mas
após três temporadas de sucesso passou a ser um programa de televisão. Desde
sua estreia na TV em 1989, Os Simpsons é uma das séries dos Estados Unidos com
mais duração e já está em exibição a 27ª temporada, sendo que em 2007, foi
transformada em filme e arrecadou milhões de dólares.
A série, voltada para o
público jovem e adulto, mostra uma visão irônica e satírica da sociedade
americana contemporânea por meio dos acontecimentos do dia-a-dia de uma
família. O autor Matt nomeou os personagens de acordo com os nomes de sua
própria família, substituindo apenas o seu nome por Bart.
A família da série é
composta por cinco personagens: Homer e Marge, o pai que trabalha em uma Usina
Nuclear e sua esposa dona de casa. O casal tem três filhos: o mais velho é
Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina de oito anos que toca
saxofone e Maggie, que ainda é uma bebê. Além deles, ao longo dos episódios
também aparecem outros personagens, como, por exemplo, professores, amigos,
parentes, vizinhos e celebridades. A família Simpsons possui dois animais de
estimação: um cachorro chamado Ajudante de Papai Noel e um gato que atende pelo
nome Bola de Neve.
5. DISCUSSÃO
Conforme o material analisado, o personagem Homer Simpsons apresenta fixações na fase oral. Na série ele é representado como um pai de família alcoólatra, guloso, individualista, ciumento e, devido a sua insatisfação com as coisas que possui, está sempre reclamando.
Na totalidade dos
episódios da série, ao observarmos Homer fisicamente, é notório que ele está
acima do peso e que é um indivíduo sedentário. Isso mostra sua tendência para a
gula e sua compulsão por bebidas, pois em vários episódios, Homer aparece bebendo
cerveja ou comendo os famosos donuts,
que são pequenas rosquinhas, populares nos EUA.
No 1º episódio da 21ª
temporada, denominado “Homer, a baleia”, o personagem é colocado no elenco de
um filme de Super-herói, e para atuar, precisa seguir à risca uma maratona de
exercícios e uma dieta que um treinador fitness prescreve para ele. Em uma
conversa o treinador pergunta “Homer, você sabe porque você come?”, e ele
indaga como resposta “Seria porque estou engolindo minhas frustrações e
decepções?”, essa fala de Homer evidencia que ele recorre à comida como forma
de obtenção de prazer por não possuir recursos psíquicos para lidar com as
dificuldades que ele encontra no seu cotidiano. Após dias de treino, Homer
consegue emagrecer, mas no final do episódio ele já está gordo novamente, pois
não resiste à sua inclinação para a comida e continua recorrendo à este meio
como forma de satisfação pessoal.
Outro ponto a ser
analisado no personagem é o alcoolismo. No episódio 16, “Vai uma loura
geladinha?” da 4ª temporada, Homer dirige bêbado e acaba sendo detido e tendo
sua carteira de habilitação caçada. Como forma de punição, ele é obrigado à
frequentar as reuniões dos Alcoólicos Anônimos. Durante a primeira reunião
quando ele se apresenta, o responsável pelo grupo diz “Homer, aqui com a nossa
ajuda você jamais voltará a beber”, diante disso, a reação do personagem é de
pavor e ele grita “NÃÃÃÃÃO!” e pula pela janela. Essa cena mostra claramente a
dependência de Homer com o álcool. Grosso modo, pode-se julgar, a importância
que o personagem dá a recorrência de objetos à boca como forma de prazer e fica
evidente sua fixação na fase oral.
O pessimismo de Homer é
mostrado fortemente em “A Odisséia de Homer” 3º episódio da 1ª temporada, onde ele
perde seu emprego na Usina Nuclear por ficar o tempo todo comendo dunots ao invés de trabalhar. Quando
Lisa mostra ao pai os anúncios de jornal com vagas de emprego, ele declara “Eu
nunca fiz coisa alguma de valor na droga da minha vida! Eu sou um nada, sem
serventia” e no decorrer do episódio, há cenas de Homer no bar bebendo. Há
também uma cena em que ele está sentado no sofá de casa e na TV passa o
comercial da cerveja Duff, Homer
desliga a TV e diz “Cerveja! Ta aí uma solução provisória” e corre até a
geladeira à procura de uma cerveja para beber. Dessa forma, nota-se que por não
conseguir lidar com a frustração de estar desempregado, o personagem se deprime
e recorre à bebida como forma de escape para o problema que está enfrentando.
Após isso, Homer escreve uma carta de despedida para sua família com a seguinte
frase “Espero apenas lhe dar um melhor exemplo morto do que dei em vida...”. Como
mostrado nessa última cena apresentada, o personagem às vezes chega a ser individualista,
pois Homer pensa em pôr um fim na própria vida como forma de alívio do próprio
sofrimento, sem levar em consideração a sua situação familiar com esposa e
filhos que ainda são pequenos e precisam do pai como base afetiva. Podemos
afirmar que Homer é um indivíduo que se entrega aos prazeres do corpo por
possuir imaturidade emocional. Para ele, lidar com suas decepções é algo muito
difícil e por possuir fixações orais, ele recorre ao pessimismo, a bebida e ao
apetite exagerado como sendo uma maneira mais fácil de “esquecer”, pelo menos
por um momento, a situação que está vivenciando.
- CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O grupo apresentou dificuldade de
entendimento nas leituras dos textos que foram usados como base. Apesar disso,
a associação das características do personagem apresentado em discussão com a
fase oral foi feita de forma rápida e sem grandes embaraços.
- REFERÊNCIAS
D’ANDREA, F. F. Desenvolvimento da
Personalidade. In: ______. Caráter oral.
Rio de Janeiro: 16ª ed, 2003. p. 43-44
MERLEAU-PONTY, M. Contribuições dos
sucessores de Freud. In: ______.
Merleau-ponty na Sorbonne: Resumos de cursos – Psicossociologia e
filosofia. Campinas, SP: Papirus, 1990. p. 98-105.
REIS, A. A.; MAGALHÃES, L. M. A.;
GONÇALVES, W. L. Personalidade e caráter. In: ______. Teorias da
Personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo: EPU, 1984. (Temas básicos
em Psicologia, 7). p. 24-41
ZIMERMAN, D. E. As fases do
desenvolvimento. In: ______. Fundamentos
psicanalíticos. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 92-95.
Adorei. Recomendo..
ResponderExcluir